CAPELA DAS TEMPLÁRIAS

Portal da Capela das Templárias

Sobre a capela

A Capela das Templárias é local de culto das Templárias. Erguido em pleno coração da herdade, obra da mobilização espontânea da Ordem, o pequeno templo materializa uma atividade histórica. A capelinha, situada num Complexo afecto ao culto identificado por fortificações estratégicas, é amparada pela graça ondulosa da paisagem e a riqueza arbórea exuberante.


O monumento e a paisagem constituem também aqui um binómio inseparável. De realçar ainda um espaço medular encantador e misterioso que permite ouvir o silêncio, escutar a paz e experimentar o magnetismo da Natureza, longe de ruídos e de confusões que hoje enxameiam por quase todo o mundo urbano. Foram certamente os extraordinários recursos naturais e a privilegiada situação geográfica que desde muito cedo atraíram e fixaram as Templárias nestas paragens. Em contrapartida, hoje, após a longa caminhada até esta encantatória capela, compreende-se que, em áreas de muita guerra, até os templos podem ser fortalezas.


Na Herdade das Templárias, situada na zona mais setentrional da bacia hidrográfica de Castelo de Bode, a paisagem verdejante - sabiamente humanizada - transforma-se a cada passo como quem acompanha, ali mesmo à mão de semear, a diversidade que Deus criou. Por mais que mudem os tempos, permanece o lídimo, nobre e ímpar como o mandamento que fez viver.

Herdade das Templárias

image7