O COMPLEXO

Herdade das Templárias - Complexo

Sobre o complexo

Trata-se de um distinto conjunto de infraestruturas afectas ao culto das Templárias, situado no coração da herdade. É um sítio cheio de curiosidades.


Se por um lado nasceu da vontade de salvaguardar a reserva litúrgica, depois de construído este local tem vindo a assumir uma personalidade que está muito além daquele que o seu início previa. Os transtornos encetados pelos incêndios de 2016 e outros fenómenos criminosos praticados na região centro de Portugal no ano seguinte, determinaram um novo sentido ao complexo afecto aos costumes das Templárias. Ao contrário da ideia corrente sobre esta Ordem, muito pouco exposta, os ensinamentos e práticas ministradas pela Irmandade evidenciam uma espiritualidade dinâmica (ecológica) profundamente ligada à natureza (interior e exterior). Em 2017, parte do encontro anual originalmente denominado As Templárias em Almourol 2017 (4ª edição), adiado, foi desviada para a herdade, sendo que nesse ano todas as celebrações ao ar livre tiveram lugar no complexo.


Assim, para além da tradição mítica, seminários, colóquios e congressos da Organização encontram resguardo neste recinto.


Em 2018, estas infraestruturas, banhadas pela magia gótica e o aveludado da vegetação, passaram a sediar as celebrações anuais de Janeiro, inclusive. Da fauna à flora, a Natureza está por todo o lado. Acomodados pelo chilrear dos pássaros e o coaxar das rãs (à boca da noite), o remanso generoso e a vegetação circundante moldam este imperturbável espaço com ares de paraíso perdido e misterioso, permanentemente vigiado. Domínio dos oráculos e ritos, o seu acesso é restrito. Salvo autorização muito específica, as visitas não são permitidas.

A Região

Contactos

HERDADE DAS TEMPLÁRIAS

Rua da Albufeira (Castelo de Bode)
2200 Abrantes
Portugal

Email: geral@herdadedastemplarias.com


SOS

Incendios Florestais 117
Emergência 112
Ambiente e Território  808 200 520
Judiciária  211 967 000

image33